quinta-feira, 7 de março de 2013

Dica do dia: Os Adolescentes aprendem o que vivenciam


“Prendê-los ou soltá-los? Ser rígido ou flexível? Com grande sabedoria e uma mensagem poderosa, Dorothy Law Nolte e Rachel Harris ensinam aos pais como se manterem ligados a seus filhos adolescentes e influir positivamente na vida deles.” - Jack Canfield, co-autor de Histórias para aquecer o coração
Os anos da adolescência podem ser desafiadores para pais e filhos. Mas é possível superar as dificuldades colocando em prática duas verdades básicas sobre a educação tratadas neste livro: os pais devem dar o exemplo e manter-se profundamente envolvidos com os filhos.
Com ótimas histórias e muito bom senso, este guia nos orienta sobre o que fazer para manter um canal de comunicação com nossos filhos adolescentes e, assim, transmitir-lhes valores fundamentais, como auto-estima, integridade, respeito, responsabilidade e perseverança.
Como os jovens estão atentos à menor contradição entre o que falamos e o que fazemos, a maneira como nos relacionamos com os outros e reagimos aos altos e baixos da vida será o modelo que eles vão seguir – para o bem ou para o mal.
Ao abordar questões específicas da adolescência, como a rebeldia, a descoberta da sexualidade, o medo da rejeição, a pressão dos colegas e a atração exercida por comportamentos perigosos, Os adolescentes aprendem o que vivenciam responde àquelas perguntas que todo pai e mãe costuma se fazer nesses anos críticos:
* Até onde vão os nossos direitos sobre as escolhas dos nossos filhos?
* É possível dar mais liberdade aos jovens sem perder o controle sobre eles?
* Em que momento devemos conversar sobre drogas e sexo?
* Que tipo de regras precisamos manter e que benefícios devemos conceder à medida que eles vão crescendo?
* Como devemos lidar com a bagunça do quarto, a música alta e os modismos que nos tiram do sério?
“Como pai, eu acho que o poema As crianças aprendem o que vivenciamexpressa o valor dos laços familiares e a importância de dar amor e carinho aos nossos filhos. Apesar de as pessoas hoje em dia facilmente desconsiderarem esses ensinamentos, eu acredito que sejam fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Fiquei profundamente impressionado e tocado com o poema. E espero que todos possam aplicar essas lições em suas famílias.” - Príncipe do Japão, Nahurito
Quanto mais forte for o nosso vínculo com os filhos, maiores serão as nossas chances de influenciá-los, pois eles estarão mais propensos a nos ouvir e a levar em consideração nossas orientações. Durante o conturbado período da adolescência, cultivar essa relação de amor e proximidade torna-se um desafio – e uma necessidade – ainda maior.
O grande mérito deste livro é mostrar aos pais como se manterem presentes mesmo diante da rebeldia e do natural desejo de afastamento dos jovens. Seguindo a filosofia expressa no poema que deu origem a seu livro anterior, As crianças aprendem o que vivenciam, Dorothy Law Nolte e Rachel Harris defendem que a melhor maneira de transmitir valores aos filhos adolescentes é através do nosso exemplo.
A maneira como vivemos, organizamos nosso tempo e tratamos os outros constituem o legado mais importante que passamos para a próxima geração. Por isso, temos que nos preocupar em criar padrões que ajudem nossos filhos a se tornar independentes, íntegros, realizados, felizes e capazes de construir um mundo melhor.
Intercalando histórias reais com dicas simples e eficazes, Os adolescentes aprendem o que vivenciam é um livro que todos os pais deveriam ter à mão para ajudá-los a atravessar essa fase de turbulências com tranqüilidade e sabedoria.

Autora

Dorothy Law Nolte e Rachel Harris

Dorothy Law Nolte, PH.D., é professora com uma vasta experiência em educação sobre vida familiar.
Rachel Harris, PH.D., é psicóloga com pós-graduação em terapia familiar. Dorothy e Rachel são amigas e ensinam juntas há mais de 30 anos.

Informacoes e compras no site: http://www.esextante.com.br


Livros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguarda moderação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.