quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vatapá mit Liebe Gemacht

Vatapá Mit Liebe Gemacht
Vatapá Mit Liebe Gemacht





Oi Gente, tudo bem? Hoje vou ensinar do meu jeito e como me viro para fazer essa delícia que é também parte das festas juninas no Amazonas. Quando mudei de país, fiquei a ver navios para muita coisa e achar meus temperos certos também não foi uma tarefa fácil. Sabe bem do que falo quem vive fora do seu habitat. 
Existe muitas maneiras de se fazer um vatapá - Do mais certinho ao que chamamos de cópia e eu vou ensinar a segunda opção (-:  

       Vatapá Mit Liebe Gemacht
       Ingredientes (para essa quantidade  que você vê na foto):
  • 01 panela grande e uma colher de pau.
  • O quanto baste de cebolinha em palha, coentro (Koriander) e/ou salsinha (Petersille) - beeem picados.
  • O quanto baste de cebola, tomate e  pimentão verde - Todos cortados bem picadinho.
  • O quanto baste de óleo de oliva para refogar os temperos
  • 300ml de Leite de Côco
  • Camarão sem casca e cortado picadinho ( eu compro eles já embalados no alho e óleo ou embalados a la Natur)
  • Azeite de dendê ( para quem vive na Alemanha, eu indico comprar ele no mercadinho Asiático, Africano ou no Chinês e estará com o nome: Palm Oil e custa em torno de 2,49 euros)
  • 01L de Leite 
  • Sal a Gosto
  • 02 Xícaras e meia de Trigo bem dissolvido em um litro de leite, sem deixar nenhuma bolinha (aproveite e bote o coloral junto)
  • Coloral o quanto baste para ajudar a dar uma corzinha no tom desejado do seu vatapá
  • Pingos do molho de pimenta ardosa feito em casa ou pimenta ardosa picada em pequena quantidade ( ao contrário, terá que a cada colherada beber um copo d'água)     



Modo de fazer:
Em fogo médio, para refogar os temperos, comece colocando na panela a gosto ou três fios de óleo de oliva seguido de cebola,tomate e pimentão verde. Sempre mexendo com a colher de pau, refogue por uns 5 minutos e acrescente um pouco da cebola em palha, Coentro e Salsinha. Deixe por mais uns 5 minutinhos e então acrescente o camarão, pingos de molho de pimenta ardosa feito em casa ou a pequena quantidade de pimenta ardosa fresca bem picada, o sal a gosto, três fios de azeite de dendê e o leite de côco.
Abaixe o fogo e mexa de vez em quando por mais ou menos uns 10 minutinhos que é o tempo do tempero incorporar sabor.
Feito isso, acrescente aos poucos o leite para ir preparando a parte que não pode empelotar que é o trigo dissolvido no leite.
Acrescente o trigo dissolvido e mexa sem parar para não grudar no fundo da panela (igual como quando vamos fazer brigadeiro) até que ao provar, você não sinta gosto de massa crua. Isso leva em torno de mais ou menos uns 30 minutinhos, então, tenha paciência. Durante o processo, você vai adicionando mais leite para ajudar a cozinhar melhor e não sair uma verdadeira papa antes mesmo de esfriar. Perto de ficar pronto, verifique se precisa de mais azeite de dendê e sal.
Quando estiver pronto, adicione o resto de cebola em palha, coentro e/ou salsinha e misture bem.
Pronto!
Você pode trocar o camarão por peito de frango desfiado.
Se sobrar,guarde na geladeira e quando for esquentar, adicione leite.

Essa receita é apreciada com arroz branco escorrido. Você também pode comer com o arroz e maionese ( não é Hellmans, gente! é um outro prato que também vou ensinar aqui).
Vatapá mit Liebe Gemacht
Arroz Branco


Essa receita está presente na maioria das festinhas que fazemos aqui em casa e com ela também dá pra fazer Canudinho de vatapá.


Vatapá mit Liebe Gemacht

Bom apetite e até a próxima receita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário aguarda moderação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.